TOCRIA 2018
TOCRIA 2018: Lisboa acolheu conferência internacional dedicada às indústrias criativas e ao turismo
tocria-2018-1

4 de Julho 2018 21h48


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acolheu, este ano, a segunda edição da conferência internacional da TOCRIA - Tourism and Creative Industries Academic Association, uma iniciativa desenvolvida no âmbito da ITRACOTUR - Iniciativa de Transferência de Conhecimento na Promoção Online do Turismo, organizada pelo CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e pela rede TOCRIA - Tourism and Creative Industries Academic Association, em colaboração com o ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA.

Depois do sucesso da edição de 2017, que decorreu no Porto, a conferência regressou este ano para dar continuidade às importantes discussões levantadas no passado ano e que continuam na ordem do dia: Como é que a área do turismo e a área das indústrias criativas podem cooperar para serem mais competitivas?; Como é que o setor do turismo acrescenta valor com a utilização de produtos criativos?; Que oportunidades e desafios se podem identificar de forma a desenvolver estas indústrias?; Como é que a academia pode ajudar a inovar, criar e transferir conhecimento para o desenvolvimento do turismo criativo?

tocria-2018-2

A segunda edição decorreu de 1 a 3 de julho, em Lisboa, e contou com vários momentos de discussão e de apresentação de trabalhos: cinco mesas plenárias, oito sessões de apresentação de investigações e três eventos culturais nos quais participaram estudantes, professores, investigadores e especialistas de vários países - Portugal, Brasil, China, Eslováquia, Alemanha, Estados Unidos da América, França e Espanha. Todos os temas discutidos e apresentados estão disponíveis no programa:

Obtenha o programa TOCRIA 2018 em PDF 3,09Mb

Além dos trabalhos apresentados, a TOCRIA 2018 recebeu ainda os importantes contributos de especialistas das áreas das indústrias criativas, do turismo, do marketing e da comunicação, tais como: João Palmeiro, presidente do Conselho do Google Fund e presidente da Associação Portuguesa de Imprensa; Paulo Faustino, coordenador da ITRACOTUR e professor da Universidade do Porto; Francisco Rui Cádima, presidente do CIC.Digital - Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Eli Noam, diretor do Columbia Institute for Tele-Information (CITI); Sérgio Guerreiro, diretor de Gestão de Conhecimento do Turismo de Portugal e presidente do Comité de Turismo da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico; Rosário Mira, auditora da World Tourism Organization e professora da Escola Superior de Comunicação Social de Coimbra.

tocria-2018-3

Além da participação em todas as sessões, os participantes tiveram ainda a possibilidade de visitar a Fundação Calouste Gulbenkian, a Sociedade de Geografia de Lisboa e as Galerias Romanas.

Os cinco melhores trabalhos da edição de 2018 serão lançados num volume especial da JOCIS - Journal of Creative Industries and Cultural Studies, que será lançado em breve.

A TOCRIA está pronta para seguir para o próximo destino. Em breve será anunciada a cidade que acolherá a TOCRIA 2019. Acompanhe todas as novidades no website oficial.