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A ITRACOTUR - Iniciativa de Transferência de Conhecimento no Turismo é um projeto promovido pelo CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade que visa a criação, a partilha e a transferência de conhecimento - nomeadamente pesquisas, seminários, conferências e publicações - fomentando, deste modo, a cooperação entre a academia, a indústria e outros atores e interessados no setor do Turismo, incluindo a sua vertente de promoção, comunicação e marketing digital.

Do ponto de vista do marketing e da comunicação, um dos maiores problemas do turismo nacional e regional é, nos dias de hoje, a falta de capacidade de promover a participação ativa da comunidade de seguidores online. Os (poucos) diagnósticos existentes permitem concluir que a presença de várias empresas nos media sociais é ainda limitada, numa época em que as redes sociais têm revolucionado a maneira como se comunica.

Mais do que nunca, as redes sociais têm um papel central nos hábitos da sociedade e da sua participação: os utilizadores (que são também consumidores) compartilham as suas experiências e vivências em fóruns, grupos de discussão e também nos seus perfis pessoais em redes sociais como o Twitter, o Facebook ou o Instagram. Uma esfera de partilha na qual as preferências de outros utilizadores/consumidores são profundamente influenciadas por estes testemunhos, que inspiram ou retiram confiança às marcas e às empresas. Também no Turismo, as redes sociais granjeiam um interesse cada vez maior na caracterização dos mercados. É, portanto, fundamental realizar um levantamento destas práticas e avaliar os seus impactos e o seu potencial na promoção do setor do Turismo, mais concretamente na Região Norte de Portugal.

É com este propósito, e no sentido de gerar informação que permita melhorar as práticas de marketing e comunicação digital dos destinos turísticos (nacionais e regionais) e elevar o posicionamento dos produtos, serviços e empresas na cadeia de valor do setor, que nasce a ITRACOTUR, projeto promovido pelo CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (www.cepese.pt), fundado pela Universidade do Porto e pela Fundação Engenheiro António de Almeida, em parceria com empresas e associações do setor regional de turismo.

Coordenado pelo Professor Paulo Faustino, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, este projeto visa a concretização de várias iniciativas que, no seu conjunto, pretendem promover a criação, a partilha e a transferência de conhecimento - nomeadamente pesquisas, seminários, conferências, publicações, entre outras iniciativas relacionados com o desenvolvimento e sustentabilidade do turismo - fomentando, deste modo, a cooperação entre a academia, a indústria e outros atores e interessados no setor do turismo, incluindo a sua vertente de promoção, comunicação e marketing digital. Até ao momento, foram já desenvolvidas várias atividades, estando outras em curso.

  1. Levantamento das boas-práticas no uso das redes sociais para a promoção dos destinos turísticos regionais, em particular da Região Norte.
  2. Realização de seminários, conferências, estudos, entrevistas e questionários para reforço e implementação de estratégias BI (Business Intelligence) em plataformas digitais dedicadas ao mercado de turismo. O resultado destas atividades permitirá a criação de matrizes para o conhecimento da abordagem criativa na promoção digital e a ajudará a explorar o potencial da web social no setor.
  3. Lançamento da TOCRIA - Tourism and Creative Industries Academic Association (tocria.ontrapages.com/conferencia), rede internacional que visa promover e partilhar conhecimento na área do turismo e explorar a sua relação natural com a indústria criativa. O principal evento desta rede é a conferência anual, que 2017 decorreu no Porto. Este ano decorrerá em Lisboa (de 1 a 3 de julho) e em 2019 e 2020 irá até Santa Catarina e Bratislava (Eslováquia), respetivamente.

Em síntese, a ITRACOTUR tem como objetivo colmatar as necessidades de comunicação anteriormente identificadas, fornecendo conhecimento estratégico de negócio sobre Práticas de Promoção Turísticas através de Redes Sociais, através da definição dos principais usos e possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação, no sentido de criar e divulgar marcas e destinos de uma forma mais participativa e eficaz.

Por outro lado, o ITRACOTUR tem também a intenção de fazer uso dos media sociais por pessoas testando a sua influência na tomada de decisões, como a escolha de um destino, informações sobre o planeamento de uma viagem e promoção da imagem de marca associada a estas decisões. Uma experimentação e abordagem que é pioneira e que dará ao mercado regional novas dimensões e dados, tendo em conta, sobretudo, a estabilização e decréscimo de afluência sazonal no Turismo em Portugal.

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